21 de dezembro de 2008

Pássaros e uma aula de jornalismo

Há semanas terminei de ler um romance maravilhoso, 'Pássaros de vôo curto', a obra-prima do amigo Alcione Araújo. Em seguida, talvez para suprir a falta de tantos personagens envolventes, emendei dois livros interessantes: 'Fama & anonimato', lançado por Gay Talese nos anos 60, e 'Conversas com Almodóvar', de Frédéric Strauss. Juntos, os dois equivalem a uma super aula de jornalismo. O primeiro lança os fundamentos do chamado 'new journalism', criado pelo autor - que seria, nas palavras de Talese, "uma abordagem mais imaginativa da reportagem". Já no segundo você vê como se faz uma entrevista de verdade e ainda aprende tudo sobre a filmografia de Pedro Almodóvar. É dele o parágrafo a seguir, com o qual me identifico:

"(...) Quando tinha dez anos, interessava-me muito por todos os artistas cujo talento já se manifestara quando tinham a minha idade, como Mozart, que compusera músicas, enquanto eu não havia feito nada. Depois descobri que Rimbaud escrevera grandes poemas aos 18 anos; eu já tinha 18 anos e ainda não fizera nada. Procurava referências e descobri um escritor que só começara a escrever aos 40 anos: senti-me mais próximo disso, era tranqüilizador. Sempre senti a pressão do tempo. Isso não tem nada a ver com o fato de envelhecer, mas com a vontade de inscrever algo no tempo (...)"

Já comecei a ver & rever os filmes de Almodóvar. Tem mais alguém nesta onda deliciosamente kitsch?

* Reprodução do cartaz de 'A lei do desejo' *

6 comentários:

Val Becker disse...

Tem :))

Val Becker disse...

Kitsch?
E o que é a estética anos 80 de 'Matador'... hehehe!

Paul Constantinides disse...

monica, morrendo de sono...uaaaaaa!!!!mas cinema, paixao enorme...ontem revi Ammacord (Felini) e fiquei feliz em perceber q o filme ainda bate forte no meu ser, q o tempo nao fez ele esmorecer...

olha, acho q o Quentin Tarantino, tem um ponto em comum com o Almodovar, mas nao sei bem onde...mas q tem, tem....risos

abs
bjs
e grande Val qdo rola outro show?
seus poemas estao de arrasar menina.....

paul

Anônimo disse...

Kitsch? que tal Barbarella,de 68 com a Jane Fonda? Quac, você precisa ver esse! assisti Matador outro dia e tenho o Kika aqui. Vale conferir. Beijos!!!

Monica Ramalho disse...

barbarella hahaha. você sabe que há uma 'boite' homônima na prado júnior, né? rs juro que um dia ainda entro lá só pra me sentir no submundo rs.

a val tem o 'matador' (vimos recentemente) e eu preciso rever 'kika' porque sempre digo que é o único almodóvar do qual não gosto. quem sabe agora, conhecendo um pouco mais da obra do cineastaa espanhol? beijo, quac, lili!

Anônimo disse...

Kitsch, nesse momento não. Mas dêem uma olhada na comédia "queime depois de ler" nos cinemas agora. É de doer o maxilar. bjs, meninas!