20 de novembro de 2008

'No gargalo': Decantar...

Um dos mais charmosos rituais no serviço do vinho é a decantação. O anfitrião ou sommelier abre cuidadosamente a garrafa para que a rolha não despedace e verte devagarzinho o líquido para o decanter. Não deve ficar remexendo a garrafa pra lá e pra cá. O gesto tem que ser firme e suave ao mesmo tempo. O vinho permanecerá descansando ali por uma hora ou mais. Esse procedimento serve para separar sedimentos da garrafa, a borra, e também para fazer com que o vinho libere seus aromas, "se abra", como dizem os iniciados.

Vinhos maduros que ficaram muito tempo em determinada posição tendem a formar depósitos nagarrafa, que embora inofensivos, podem causar um certo amargor. Já os vinhos jovens não têm esse inconveniente. Muitos indicam a decantação porque acreditam que os taninos são amaciados, tornando-se menos adstringente.

Mas a decantação, como muitos temas em torno do vinho, não é unanimidade. Tem especialista que acha que o processo acrescenta muito pouco à bebida, beirando o desnecessário. Outros acham que é imprescindível, aconselhando a decantar qualquer garrafa de vinho que surgir na nossa frente. Branco, tinto, jovem, maduro, todo mundo pro decanter. Tem um pessoal tão convencido dos benefícios da decantação que submetem até espumante ao procedimento. Ai, meu Deuso. Isso eu nunca fiz, mas de repente...

Bem, eu acho que cada um tem que tirar suas conclusões. Faz o teste, é mais um motivo para beber vinho e você pode dizer que está fazendo uma pesquisa. É só abrir uma garrafa, colocar parte do vinho no decanter e deixar descansando por pelo menos 40 minutos. Sirva uma outra parte na sua taça e beba. Depois, experimente o caldo decantado e dê seu diagnóstico. A experiência com duas garrafas do mesmo vinho é ainda melhor. Você põe uma para decantar e a outra você bebe logo ao abrir. Quando acabar a primeira, o líquido decantado estará no ponto para sua criteriosa análise.

Um adendo: procure companhia, vai ser mais agradável. Além do mais, seu fígado e sua cabeça vão agradecer no dia seguinte.

Um beijo, gente!

* Foto decantada do site Apartment Therapy New York *

3 comentários:

monica disse...

'todo mundo pro decanter' e 'você pode dizer que está fazendo uma pesquisa': hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

claudinha, és impagável!
vambora pesquisar esse finde?

Claudia Holanda disse...

ahahahhah
moniquinha, eu fico rindo pensando na tua risada.
bora, meu anjo. amanhã???
to de bobs
...e outra coisa... eu tenho um decanter. ahmmm!

monica disse...

ah, sua canalha! até compramos duas garrafas iguais, mas... derrubamos uma hoje. bem, a quem interessar possa: ainda temos um chianti italiano com a 'rabiola' profunda feito o nosso amor ;)