12 de junho de 2008

O negro olhado com seriedade na Gamboa



Comecei um curso ontem à noite que vai dar o que falar neste blog e nas rodas de chope daqui pra frente: 'O Refluxo da Diáspora: A saga dos libertos no Brasil que voltaram para a África no século XIX', ministrado pelo antropólogo, pesquisador, jornalista e fotógrafo Milton Guran. Já na aula inaugural, o professor desfiou um rosário de histórias dos africanos escravizados que, uma vez libertos, retornaram ao Continente Negro e compactuaram com os traficantes de escravos para se reinserir socialmente. Tudo narrado de forma envolvente e, arrisco dizer, inesquecível. Creio que vou aprender bastante nestas sete aulas com o Guran.

O próximo curso será com Leonardo Sá sobre os 'Aspectos da cultura negro-americana na música brasileira' e haverá, ainda, outros voltados à temática negra no mesmo endereço. Ao pensar neste calendário acadêmico, a Prefeitura do Rio juntou esforços para revelar a importância do negro como patrono da cultura e identidade brasileiras.

Interessados devem procurar o Centro Cultural José Bonifácio, que fica na Rua Pedro Ernesto, 80, na Gamboa, e funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h. Informações pelo telefone (21) 2233.7754.

(Foto: Milton Guran)

3 comentários:

Val Becker disse...

Muito bom!!!

Ontem o Milton apresentou apenas a ementa do curso e já saí totalmente empolgada, não só com o tema - que me atrai bastante - mas com a forma como ele será apresentado e dialogado.

Filmes, fotos, textos e muita conversa pra mergulhar nesse braço tão forte da nossa cultura, da nossa História.

Afinal, como o próprio Milton diz:

"Você é brasileiro? Então você não é estrangeiro no Benin, você é como os parentes de Uidá?"

Cecília Borges disse...

Parece ótimo!

Gabriella Villaça disse...

Ai quem me dera conseguir ir, principalmente do de 'Aspectos da cultura negro-americana na música brasileira' mas esse horário...

você já chegou a assitir um dvd que saiu do Pierre Verger que o Gilberto Gil narra? Mensageiro entre Dois Mundos é o nome, tem a ultima enrtevista dele,muito bonito e saiu um livro dele junto com o carybé com fotos e desenhos, Genta da bahia.

vale dar uma olhada.

Até.