2 de setembro de 2008

Vou a Olinda e já volto

Uma das cidades coloniais mais bem preservadas do mundo, Olinda foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco em 1982. Fundada por Duarte Coelho há 473 anos e primeira capital de Pernambuco, é também a mais antiga aglomeração urbana do Nordeste e a segunda mais antiga do Brasil. Fica a apenas 6 km de Recife e sua população de 367 mil habitantes sempre recebe os turistas com um largo sorriso e disposição para orientar. Compilando em dados o que vai arrebatar você:

No sobe-e-desce das ladeiras, a cidade oferece aos olhos cores e memórias da colonização portuguesa. É justamente nestes endereços que os famosos bonecos de Olinda dançam ao toque de frevos, maracatus e afoxés no carnaval. O visitante que vier ao festival pode conhecê-los nos ateliês onde ficam expostos o ano inteiro. Há também guias mirins pela cidade. Eles explicam com muita graça a história de Olinda, incluindo curiosidades sobre lugares como o mercado da Ribeira, o Mirante do Alto da Sé e o Museu de Arte Sacra, entre outros cartões postais.

Dona de uma paisagem exuberante, com arquitetura notável que se vislumbra em sobrados, casarões e mais de vinte igrejas, Olinda foi escolhida para sediar o evento por sua coleção de predicativos, como as delícias da culinária local e a oferta de hotéis aconchegantes. Até o clima da cidade é favorecido pela brisa praiana em setembro! E os concertos da Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO), separados por distâncias que podem ser vencidas a pé, contribuem para que esta semana dedicada à música seja mais uma das bênçãos de Olinda.

O texto acima está publicado no site da MIMO, meu destino nos próximos seis dias. Até lá, este blog estará em saboroso recesso. Para acompanhar a cobertura da mostra, a partir desta quarta, 3, visite: www.mimo.art.br

* Fotos de divulgação *

9 comentários:

Val Becker disse...

Curte MUITO, meu amor! Você merece MIMOs :)))
Beijooooo.

Anônimo disse...

Ai que saudade bateu da minha terrinha, Recife, e dos carnavais de Olinda.
Moniquete, tu vai se amarrar. Olinda é um encanto.

Naila Oliveira disse...

"Olinda, quero cantar a ti esta canção..." Cidade linda demais. Aproveite, amiga. Bjs

Paul Constantinides disse...

buena viagem, aproveite e curta muito o sol de Olinda.
ai na volta traga na bagagem fotos bem lindas.
abs
bjs
paul

Monica Ramalho disse...

queridos, tô amando esta cidade. ó linda! :)) ainda não saquei a câmera, mas tô preparando o olhar pra levar boas recordações imagéticas daqui, terra de claudiôlanda, minha colunista favorita :)) beijos!

Cecília Borges disse...

Compartilhe as recordações imagéticas depois!
É o que nos resta: apreender as figuras que seus olhos viveram nessa cidade que deve ser maravilhosa!
Um beijo, queridona!

Val Becker disse...

E lá vamos nós!
:))

Mariana Montenegro disse...

Eu moro em Olinda com o maior orgulho do mundo!

Espero que vc aproveite a estadia, aqui é maravilhoso!

Aproveita, e estica pro carnaval :P

adicionei vc ao meu blog! mil beijos
;***

Naila Oliveira disse...

Foi e ficou????