Ficou super em cima, mas vale avisar aos amigos: os escritores Inês Pedrosa e Pepetela conversam esta noite, a partir das 19h, com o público da Argumento, no Leblon. O evento faz parte da série 'Prosa nas Livrarias', promovida pelo Globo.
Da autora portuguesa, devorei o emocionante 'Nas tuas mãos'. E ainda desconheço a obra do angolano. Quer saber um pouquinho sobre cada um? Leia, a seguir, trechos biográficos, retirados do site da Festa Literária Internacional de Paraty:
Inês Pedrosa (1962, Coimbra) é escritora e jornalista. Foi tradutora, diretora da revista Marie Claire de Portugal entre 1993 e 1996, e atualmente é colunista do semanal Expresso, um dos maiores jornais portugueses. Feminista, já se manifestou a favor do direito ao aborto e do casamento entre pessoas do mesmo sexo, além de ter sido porta-voz oficial da candidatura à presidência do socialista Manuel Alegre em 2005. No mesmo ano, Inês escreveu sua primeira peça de teatro,
'Duas mulheres e uma cadela', baseada em textos de dois de seus livros, 'Nas tuas mãos' - de 1997, vencedor do Prêmio Máximo de Literatura de Portugal - e 'Fica comigo esta noite', de 2003. Seu romance mais recente se chama 'A eternidade e o desejo', lançado este ano.
Pepetela (1941, Benguela, Angola), nascido Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, é o mais jovem escritor a receber o Prêmio Camões, condecoração máxima da literatura de língua portuguesa. Famoso pela militância política, o sociólogo, escritor e professor foi guerrilheiro, representante do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e vice-ministro da Educação em 1975, ano da Independência do país. Sua obra, central para a compreensão da literatura em língua portuguesa produzida fora do Brasil, constitui uma profunda análise do país a partir da temática da formação da nação, e inclui livros como 'Mayombe' (1980), 'A geração da utopia' (1992) e 'Parábola do cágado velho' (1997). Seus livros mais recentes são 'Predadores' (2005) e 'O quase fim do mundo' (2008).
* Fotos de divulgação *
8 de julho de 2008
Inês Pedrosa e Pepetela juntos na Argumento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário